Empresas

ANACOM quer clientes a avaliar operadoras para “potenciar a concorrência”

ANACOM quer clientes a avaliar operadoras para “potenciar a concorrência”

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) manifestou na passada semana a intenção de investir em soluções de inteligência artificial para que os clientes possam avaliar as operadoras, uma medida que, de acordo com a organização, deverá “potenciar a concorrência”.

Estas declarações foram proferidas por João Cadete de Matos, presidente da ANACOM, que participava num debate na Federação Portuguesa das Comunicações sobre a utilização de inteligência artificial e das suas vantagens para as empresas. “A ANACOM já trabalha na área da medição de serviço, mas queremos investir nessa dimensão, para que os consumidores possam fazer uma avaliação da qualidade do serviço que é prestado pelos vários operadores”, defendeu.

O responsável acredita ainda que é importante “usar a inteligência artificial para conseguir prestar um serviço mais eficiente”, o que passa desde logo por “resolver o problema das reclamações …) A Inteligência Artificial pode ajudar-nos a todos a sermos mais eficientes sobretudo nos tempos de resposta, que é uma das queixas que os utilizadores mais apresentam, quanto ao tempo que demoram em ver a sua queixa respondida, já não digo resolvida.”