Formação

Sabe como é que a sua equipa prefere aprender?

Sabe como é que a sua equipa prefere aprender?

Sabemos que o 3D e a tecnologia vão penetrar o setor, que o microlearning veio para ficar e que a formação é essencial para facilitar a imersão dos colaboradores na cultura das organizações. Mas como é que preferem aprender as pessoas? Quais os modelos de formação preferidos pelos colaboradores?

O Peer-to-Peer Learning é uma das metodologias de formação preferidas (94%). 88% dos colaboradores preferem os webinars e aulas virtuais na formação; 86% preferem a utilização de vídeo como uma das metodologias contempladas; 83% preferem o mobile e os MOOC’s; e para 82% a formação presencial continua a ser importante.

Questionados sobre como será a aprendizagem nos próximos dez anos, a maioria dos inquiridos defendem que a formação será Digital, recorrendo a APP’s, mobile e ao vídeo, e ATAWAD, com a possibilidade de aprender onde, quando e no dispositivo que o formando quiser.

Importa ainda referir que na opinião da maioria dos inquiridos é importante que a formação seja personalizada e que respeite o ritmo e as necessidades de cada um. Para além disso, a combinação de formação presencial e digital é considerada o modelo ideal de aprendizagem, assim como a formação ‘on-the-job’.

No futuro, há quem acredite que a formação poderá recorrer “a hologramas dos formadores e dos formandos” e que será possível aprender “a dormir, ativando um processo de indução de conhecimentos previamente escolhidos”. Para alguns inquiridos será também essencial “aprender a pensar”, permitindo a experimentação e deixando que o formando “faça, falhe, repita e contorne”.

* Este inquérito foi realizado pela IFE, filial portuguesa do grupo Abilways, durante a Expo RH 2017, que decorreu nos dias 29 e 30 de março, e reuniu 282 respostas, 60% das quais de pessoas entre 30 e 49 anos de idade.