Opinião

Prémios Fortius: o Reconhecimento da Excelência nos Contacts Centers

Prémios Fortius: o Reconhecimento da Excelência nos Contacts Centers

Todos sabemos que o trabalho num contact center, seja ele como agente ou supervisor, continua a ter uma conotação um tanto ou quanto negativa. É habitual ouvir coisas como: Mas tu não consegues melhor que um contact center? Isso é trabalho para quem não quer chatices! Achas mesmo que o que fazes no contact center é considerado como trabalho? Achas que eu acredito mesmo que gostas do que fazes? Estas são perguntas que os profissionais de contact center costumam ouvir de quem os rodeia.

A verdade é que o trabalho num contact center já é por si só um factor de stress. Os agentes passam o dia a lidar com os clientes, na maioria das vezes a falar ao telefone, o que se torna bastante difícil e extremamente cansativo. É também bastante monótono, não existindo espaço para a criatividade. A maioria dos agentes limita-se a ler, dia após dia, o guião da campanha. Estes fatores, entre outros, contribuem significativamente para o problema de agent turnover, um dos aspetos que mais desafia a gestão dos contact centers.

Como é que se muda esta situação? Só há uma forma: o respeito e reconhecimento dos profissionais pelo bom trabalho desenvolvido. Na Altitude acreditamos que a chave mais importante para o sucesso de qualquer contact center é a motivação da sua força de trabalho. Por esta razão criámos os prémios Fortius, um exemplo claro do nosso compromisso com a indústria dos contact centers e com as pessoas que fazem a ligação entre as empresas e os seus clientes: agentes e supervisores. Temos um orgulho enorme nesta iniciativa, única em Portugal, que distingue os melhores profissionais do sector da relação com o cliente e que celebra este ano a sua segunda edição. Pretendemos, sobretudo, mudar a conotação negativa que, tantas vezes, está associada à indústria dos contact centers.

Os prémios Fortius dão a estes profissionais o respeito e reconhecimento por todo o esforço exercido ao longo de um ano inteiro e funcionam como um elemento de motivação para que esse esforço continue a existir diariamente.

Os testemunhos dos vencedores são a nossa maior e melhor recompensa, aliada à certeza firme de dever cumprido:

“Não é somente acerca do prémio, senão tudo o que partilhas, as pessoas que conheces, a experiência da entrevista, e a possibilidade de ver refletido o esforço de todo um ano!”

“É uma experiência única desde a candidatura, ao vídeo, até à notícia de que és finalista, a entrevista com o júri, a gala, e se ganhas é uma satisfação plena.”

“É um orgulho. Em 2 anos e meio cheguei ao sector de atenção ao cliente, tive de me adaptar… receber este prémio foi incrível.”

Os bons resultados só são passíveis de ser alcançados com uma força de trabalho altamente motivada e isso consegue-se através do reconhecimento do trabalho realizado. Citando Richard Branson: “Se cuidar dos seus colaboradores, eles cuidarão dos seus clientes”. Os prémios Fortius são a nossa contribuição para esse reconhecimento.