Quantcast
 

Recuperação do mercado de TI só no final de 2010

Recuperação do mercado de TI só no final de 2010

A IDC anunciou que o investimento no mercado de Tecnologias de Informação em Portugal ascendeu a 3,59 mil milhões de euros em 2009, uma quebra de 2,2% em relação ao ano anterior. Segundo o relatório “Mercado de TIC – Portugal vs Europa: Análise e Previsões 2009-2013”, os sinais de recuperação do mercado nacional só serão visíveis no final deste ano, mas no global o mercado deverá recuar 0,5% durante o corrente ano. Os analistas sublinham que se irá observar uma transformação profunda na indústria das Tecnologias de Informação e Comunicações em 2010.

Para 2011, a IDC prevê um crescimento de 5,7%, altura em que o investimento deverá atingir os 3,77 mil milhões de euros.

Estas previsões resultam da recolha de diversas fontes de informação, incluindo entrevistas a fornecedores de TIC e uma pesquisa junto de mais de 800 organizações e mais de 1000 consumidores.

Gabriel Coimbra, Research & Consulting director da IDC Portugal, sublinha que “em 2010, o mercado das TI em Portugal no seu conjunto vai apresentar um crescimento negativo mas, tal como aconteceu em 2009, terá um comportamento heterogéneo. Continuaremos a verificar taxas de crescimento significativas em segmentos específicos, como por exemplo em mercados verticais como a saúde, serviços públicos, energia e telecomunicações ou em mercados chave com destaque para a segurança, virtualização, comunicações unificadas e mobilidade”.

Por outro lado, refere Gabriel Coimbra, “vai ser um ano de mudanças aceleradas pela crise. Veremos os principais fornecedores a implementarem novos modelos de negócio, estabelecerem novas e diferentes parcerias, assim como a adquirirem concorrentes e parceiros complementares”. 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever