Internet

Projeto português quer levar Internet às áreas rurais dos países em desenvolvimento

internet em países em desenvolvimento - Call Center Magazine

O centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS está a implementar uma tecnologia que permitirá aceder à Internet nas áreas rurais dos países em desenvolvimento – o projeto Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento em Moçambique (Sustainable Villages for Development in Mozambique – SV4D-MZ).

Trata-se de uma parceria com o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) e a Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP (ARCTEL-CPLP) cuja finalidade é “melhorar a qualidade de vida das comunidades locais e reduzir a exclusão digital nos países em desenvolvimento.”

Atualmente, a maioria das localidades rurais destes países não tem acesso a serviços que, através da Internet, poderiam oferecer maior qualidade de vida aos cidadãos. Nesse sentido, e para perceber quais as maiores necessidades das áreas rurais de Moçambique, uma equipa de investigadores deste projeto fez um levantamento das características da Zambézia, província onde vai ser implementada a estrutura-piloto do projeto SV4D-MZ.

“Enquanto alguns cidadãos nestes locais têm smartphones e compreendem o seu propósito, a maioria da população não utiliza estes dispositivos. Aceder a e-books ou marcar uma consulta com um médico são exemplos de serviços que podem ser facilmente acedidos por qualquer cidadão através das Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento”, refere a Fraunhofer Portugal.