Tecnologia

Saiba como a Opel alavancou as vendas de um carro com um Bot

Saiba como a Opel alavancou as vendas com recurso a um chatbot

A E.life e a agência Y&R Madrid criaram um Bot para impulsionar a divulgação e alavancar as vendas do Opel Cabrio em Espanha. Para isso, recorreram a conversas com potenciais compradores do veículo com este Bot no Facebook Messenger.

De acordo com a E.Life, para conseguir aumentar as vendas do veículo e impulsionar a notoriedade da marca no país foi criado um chatbot no Facebook Messenger para, por um lado, aumentar a visibilidade da marca entre os internautas e, por outro, interagir com cada um deles por meio de perguntas e respostas. “Dessa forma a marca ficaria mais conhecida e com a conversa no Facebook Messenger seria possível recolher insights sobre o novo produto e dados dos internautas para convidá-los para o principal: o test drive com o carro”, explica a E.Life.

O objetivo era que os utilizadores sentissem que estavam a conversar com o novo carro: o Bot lançava perguntas e o utilizador deveria tentar convencê-lo de que ele seria o condutor ideal para fazer um test drive com o novo modelo. Os resultados?

Segundo a E.Life, esta campanha gerou 66 leads para o test drive e potenciais compradores após as três primeiras semanas de campanha. O valor de cada lead rondou os 200 euros para a Opel. Tendo em conta que o Bot foi produzido com 2500 euros, o ROI foi de 428%. Para além disso, foi possível gerar vários insights sobre os potenciais interessados no veículo, como por exemplo o facto de 58% dos potenciais compradores serem homens.

Os chatbots serão cada vez mais uma realidade no atendimento ao cliente, sobretudo no Facebook Messenger. De acordo com a E.Life, atualmente, existem cerca de 33 mil Messenger bots em todo o mundo, com cerca de 1 milhão de utilizadores ativos por mês.