Customer Service

WhatsApp já é o segundo canal preferido pelos devedores para negociação de dívidas

WhatsApp já é o segundo canal preferido pelos devedores para negociação de dívidas

O WhatsApp é um canal de comunicação que tem vindo a ganhar importância na área da relação com o cliente e, de acordo com um estudo recentemente publicado pela brasileira Intervalor, o seu potencial na negociação de dívidas começa a ser reconhecido por muitas empresas do mercado. Segundo os dados da empresa, o WhatsApp já é o segundo canal preferido pelos devedores para a negociação de dívidas.

O estudo da Intervalor explica que o telefone continua a ser o canal preferido para este tipo de serviço, com 52% das preferências, mas o WhatsApp tem já uma expressiva percentagem de 20% nas preferências. Porquê?

Para a empresa a explicação está no facto de o WhatsApp garantir mais de 90% de fidelidade dos clientes, ou seja, o compromisso da promessa feita pelo devedor. No caso do telefone, o número não passa dos 40%. “No WhatsApp a pessoa sente-se mais em controlo. O processo de cobrança é complicado e pode ter que ver com uma simples fatura atrasada ou uma dívida de 10 anos. O telefone muitas vezes deixa o devedor sob pressão, por isso a opção de mensagem deixa-o com a sensação de maior controlo”, refere.

De acordo com a companhia, as empresas devem manter-se alerta também para o crescimento de soluções como os robots e o atendimento automatizado, uma vez que, de acordo com os seus dados, dentro dos atendimentos realizados em canais digitais, 70% já são realizados por robots.