- Call Center Magazine - https://www.callcentermagazine.net -

Contact Centers tiveram faturação de 593 milhões

As 96 empresas de contact center, em Portugal, tiveram uma faturação total de 593 milhões de euros no ano passado. Os valores representam mais 10,6% face ao ano anterior.

Segundo uma análise feita pela Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC), com base na Central de Balanços do Banco de Portugal, no ano passado, extinguiram-se oito empresas do setor, tendo sido criadas 16 novas empresas. Existiam, ainda, 12 grandes empresas, 12 médias, 18 pequenas e 54 microempresas no setor do contact center.

O mesmo estudo refere, ainda, que, em 2018, as cinco empresas mais antigas reuniam 61,9% dos recursos humanos e 66,3% do volume de faturação da totalidade dos agentes económicos considerados. Destas empresas, 36,5% tinham capitais próprios negativos e 41,7% tiveram resultados líquidos negativos.

A maioria das empresas do setor (58,3%) localizavam-se na Área Metropolitana de Lisboa, onde se encontravam 91% dos recursos humanos. É também na mesma área que se verifica 88% da faturação da totalidade das empresas, 63,5% das quais tinham um máximo de cinco anos e cinco delas têm mais de vinte.

A análise engloba apenas os balanços das empresas que têm a atividade de contact center no seu CAE (Código de Atividade Económica), não incluindo os de gestão própria ou os prestadores deste serviço que não o identificam no seu CAE.