Customer Service

Dicas de customer service para iniciantes

Dicas de customer service para iniciantes

Quando dá formação a um novo colaborador para funções de atendimento ao cliente, que princípios costuma ensinar? Uma formação padrão para todos os colaboradores pode não ser a melhor solução, mas existem, segundo a Forbes, algumas dicas que devem ser dadas a qualquer ‘iniciante’ no setor do customer service. Conheça-as.

O propósito

A dica aplica-se a qualquer organização, independentemente do setor de atividade: os colaboradores devem entender o propósito da empresa e, sobretudo, a sua missão. Se conhecerem a missão da organização e o seu propósito dentro do ecossistema, os seus colaboradores irão esforçar-se mais e entender melhor o poder e o valor de tudo o que fazem.

Retenção dos clientes

Nunca perder um cliente é crucial. Todos os clientes são insubstituíveis, sobretudo, depois de deixarem de ser clientes.

Sentido de urgência

Um bom trabalho feito tarde de mais é um trabalho defeituoso. E quem define o que é “tarde de mais” é o cliente.

A forma como fala é essencial

Como humanos, temos tendência a lembrarmo-nos do início e do fim de determinadas situações. Por isso, as primeiras impressões num contacto são essenciais. Sorria quando responde às questões do cliente, mesmo que este não o veja, e mostre-se disponível para o ouvir desde o primeiro segundo. Use os mesmos princípios quando termina um contacto.