Customer Service

Estratégias para melhorar um departamento de serviço ao cliente

Estratégias para melhorar um departamento de serviço ao cliente

O sucesso de uma empresa é, frequentemente, determinado pela qualidade do serviço que presta aos seus clientes. 96% dos clientes defendem que o serviço ao cliente é importante na lealdade a uma marca e 89% confessa que já trocou uma empresa pela concorrência devido a uma experiência negativa com o serviço ao cliente.

Ao oferecer uma experiência positiva, as empresas aumentam as possibilidades de os clientes virem a ser seus embaixadores. 92% das pessoas confia nas recomendações da sua família e amigos, por isso, a importância do marketing ‘boca-a-boca’ não deve ser ignorada.

Existem estratégias muitos simples que podem ajudar a melhorar a qualidade de um departamento de serviço ao cliente, melhorando, ao mesmo tempo, a experiência oferecida, de acordo com o portal Business.com.

Ofereça formação à sua equipa

A forma como a sua equipa lida com os clientes determina a taxa de retenção de um negócio. Oferecer formação específica para esse tipo de funções é essencial, sobretudo porque é preciso desenvolver competências como a escuta ativa, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas.

Recolha feedback

É essencial que recolha feedback dos seus clientes e analise o que pensam da sua marca. Esta é a melhor forma de ‘afinar’ qualquer estratégia de serviço ao cliente que possa não estar a funcionar tão bem.

Considere recorrer a outsourcing

Nem sempre uma solução ‘in-house’ é a melhor solução. Se a sua equipa está assoberbada e já não consegue prestar o serviço que deveria estar a prestar, provavelmente está na altura de recorrer a um outsourcer.

Recorrer a uma empresa especializada traz os benefícios de um serviço de 24 horas, se necessário, do aumento das taxas de conversão, da redução de custos operacionais e da redução do trabalho da sua equipa interna.