Formação

Portugal conta agora com contact center pedagógico

Foi inaugurado esta quarta-feira (28 de outubro), na Escola de Comércio de Lisboa, o primeiro contact center pedagógico em Portugal, um equipamento que surge no âmbito de um curso vocacional secundário de nível 4 para técnicos na área dos contact centers.

Piedade Pereira, diretora da Escola de Comércio de Lisboa, explicou durante a inauguração que a formação pretende contribuir para colmatar a necessidade de quadros intermédios qualificados no setor dos contact centers, que em Portugal emprega mais de 55 mil pessoas em mais de 400 contact centers e que é um setor que tem vindo a crescer.

Carlos Vieira, administrador do grupo que detém a Escola de Comércio de Lisboa, sublinhou que “esta é uma área que há uns anos atrás era vista de forma negativa, mas hoje temos contact centers mais qualificados e com tecnologias cada vez mais sofisticadas. Nesta área, Portugal tem vindo, sem dúvida, a posicionar-se de forma estratégica”.

O curso terá a duração de dois anos e contará com uma componente teórica e prática, a segunda graças a um conjunto de parceiros que se associaram ao projeto para tornar as experiências do curso o mais próximas possível da realidade profissional: Altitude Software, PT Contact, APCC, Plantronics e mpg.

Estas parcerias traduzir-se-ão também na integração dos estudantes no mercado de trabalho quando o curso estiver terminado. Pelo menos foi essa a promessa que deixou Luís Unhão, da PT Contact, que revelou durante a iniciativa que os 20 alunos que agora começam a formação terão lugar na empresa para realizarem estágios.

“Este é um projeto pioneiro que procura integrar um setor que tem sido mal visto e mal tratado. Comunicar é uma arte. Queremos inverter a ideia de que o contact center é o fim da linha, o recurso quando não há mais nada…Portugal é cada vez mais uma aposta por parte de empresas que procuram locais para instalar os seus contact centers”, defendeu.

Rogério Neiva, Channel Manager of Southern Europe da Altitude Software, partilha a ideia de que Portugal é um país atrativo para o setor. “Este país e Lisboa são sexy. Temos todas as razões para que as empresas se queiram instalar cá, desde as infraestruturas de comunicações às infraestruturas rodoviárias. Portugal é cada vez mais atrativo e este é um setor em franco crescimento, crescimento esse que tem sido superior ao resto da economia.”

Quanto à iniciativa da Escola de Comércio de Lisboa, que visa preparar os profissionais para um setor que se quer cada vez mais profissional, explica que “no ADN” da Altitude Software “já existe há muito tempo essa aposta na formação”, pelo que a associação da empresa ao projeto surgiu de forma natural.

Francisco Cesário, secretário-geral da APCC, também marcou presença e defendeu que “é pela qualificação dos profissionais que vamos criar valor nas organizações. Só cerca de 50% dos contact centers (em Portugal) é que são na região da Grande Lisboa, por isso hoje temos contact centers com uma função social muito importante. A APCC só podia estar ligada a este projeto porque  entendemos que é preciso valorizar o setor e os profissionais.”

Vejas as fotografias do novo espaço.