Tecnologia

Metaverso – A próxima grande tendência no apoio ao cliente?

O metaverso é uma tendência em crescimento, com 69% dos consumidores a considerá-la como uma escapadela rápida das preocupações do mundo físico, de acordo com o mais recente estudo da Talkdesk ““Connecting in the Metaverse”.

Quase metade (49%) dos 1 5000 consumidores norte-americanos inquiridos viram um metaverso unificado e totalmente construído como uma paisagem fértil para crescer relações a aprofundar conexões.

Já mais de um terço dos consumidores (34%) prevê que o metaverso vai tornar-se mainstream nos próximos cinco anos. Com 47% dos consumidores a utilizar a plataforma para comprar itens virtuais ou encontrar inspiração para comprar produtos físicos, abre-se caminho para também o apoio ao cliente adotar esta tendência. A expetativa dos consumidores já é elevada, com mais de metade (51%) a esperar que o apoio ao cliente seja melhor no metaverso.

Quase um em cada três (32%) acredita que estes ambientes imersivos vão reduzir a frustração e ansiedade do que telefonar e falar com um operador.

Os consumidores também imaginam o metaverso como facilitando o acesso à informação do produto ou da marca (27%), e que será mais eficaz e interativo procurar ajuda do avatar no metaverso do que utilizar um chatbot online (27%).

Num artigo de opinião para a Forbes, Peter Bendor-Samuel, CEO do Everest Group, empresa de pesquisa em tecnologia de informação, destaca algumas das potencialidades no apoio ao cliente, como por exemplo, facilitar a reparação de produtos pelo próprio consumidor.