Recursos Humanos

ESTRATÉGIA 3X3X3 – a intenção de aprender assente num plano de aprendizagem simples e fácil de colocar em prática

A aprendizagem pode ser aperfeiçoada através da prática. Eis uma estratégia eficaz para continuamente aprender e crescer.

A aprendizagem pode ser aperfeiçoada através da prática. Eis uma estratégia eficaz para continuamente aprender, crescer e alcançar objetivos de desenvolvimento.

Um artigo recente partilhado pela McKinsey, revela a estratégia de concretização de objetivos de aprendizagem assente em 3 elementos-chave que constituem o plano de aprendizagem:

  • Identificar objetivos claros e imediatos a atingir
  • Definir timings para a concretização dos objetivos, um ciclo temporal nem demasiado longo nem demasiado curto
  • Identificar que pessoas poderão apoiar e acompanhar o processo

Trata-se da metodologia designada por 3x3x3:

1 – Definir 3 competências a desenvolver, assim não há dispersão, é direcionada energia, tempo e intencionalidade para trabalhar as 3 competências definidas. Quando as pessoas estabelecem demasiados objetivos, muitas vezes não fazem progressos significativos em nenhum deles o que naturalmente provoca desmotivação. Focar apenas num único objetivo também pode ser redutor, face à rapidez com que surge a necessidade de desenvolver novas competências, posto isto, 3 objetivos parece ser um “bom” número.

2 – Durante um período de 3 meses, no entanto, esta definição temporal poderá variar em função da natureza de cada objetivo. Doze semanas traduzem um ciclo curto, que não dá espaço à armadilha de procrastinar. É também o período alinhado com outros ritmos da organização, ou seja, o tempo nas empresas está muitas vezes sujeito a relatórios trimestrais, avaliações trimestrais, é um ciclo comum no mundo corporativo.

Por outro lado, 3 meses permitem avaliar, verificar, confirmar se é este o caminho de aprendizagem pretendido e consequentemente fazer os ajustes necessários e no limite “mudar de rumo”.

3 – Envolver 3 pessoas no processo de aprendizagem, isto implica comunicar quais os objetivos definidos, não tornar essa informação sigilosa “só eu é que conheço os meus objetivos, ninguém irá saber se não os cumprir”.

Não se trata de 3 controladores do processo e sim de 3 pessoas que serão alavancas de motivação, que irão dar feedback, partilhar ideias, facilitadoras do alcance dos objetivos. São a pressão social saudável, partilhar o desafio de atingir objetivos é essencial para não desistir dele, é uma forma de estar em equipa.

O interessante nesta metodologia, não é o número 3 em si, ou seja, 3 objetivos, 3 meses, 3 pessoas, o que esta abordagem destaca é o poder de colocar em prática um processo simples, a replicar ao longo da vida.

Artigo publicado em parceria com o blog RH Bizz.