Gestão

Quer ser um melhor líder? Saiba como

Quer ser um melhor líder? Saiba como

Ser um melhor líder deve ser um dos objetivos de qualquer gestor. É um objetivo possível, mas deve saber em que focar-se. A publicação Inc. publicou recentemente um artigo em que revela alguns factos sobre a gestão que poderão ajudá-lo a ser um melhor líder. Conheça-os.

Você não é o mais importante

Quando se torna num líder, você deixa de ser o mais importante. Como líder, deixa de ser responsável apenas por aquilo que produz. O seu sucesso depende da performance da sua equipa. Por isso, o seu trabalho passa a ser apoiar, proteger e motivar a sua equipa.

Está sempre em risco de perder os melhores da sua equipa

Os melhores colaboradores são aqueles com quem é fácil trabalhar, que produzem, de forma consistente, bons resultados sem que seja preciso supervisionar. Apesar de ser conveniente, é também uma situação perigosa, uma vez que corre o risco de os tomar por garantidos. Não se esqueça de mostrar, de forma ativa, que valoriza o seu contributo e os seus sucessos. Caso contrário, corre o risco de os perder.

De acordo com um estudo publicado pela Gallup em 2014, a principal razão pela qual os colaboradores deixam o seu trabalho, nos EUA, é porque se sentem desvalorizados pelas suas chefias.

Grande parte do seu trabalho será resolver problemas

Antes de gerir uma equipa, tinha apenas que resolver os seus próprios problemas. Como gestor, é agora responsável por resolver os problemas dos outros. Contudo, não pode ficar frustrado sempre que um problema surja. Reconheça que essa é agora uma parte importante do seu trabalho.

A sua equipa não lhe falará das ‘verdades difíceis’: pergunte

No que diz respeito a conversas difíceis, deverá ser proativo. Assumir que a sua equipa lhe falará do que não está a correr bem é um erro de principiante e pode criar enormes problemas a longo prazo. Se quer saber o que realmente se passa, deve perguntar.

Seja consistente a criar um ambiente seguro e sem julgamentos para que a sua equipa se sinta protegida quando tem que levantar questões difíceis. Se a sua equipa se sentir defendida não terá problemas em ir ter consigo antes dos pequenos problemas se tornarem grandes.

Provavelmente não é tão bom ouvinte como pensa que é

A maioria das pessoas é má a ouvir os outros, apesar de não saber. Pode até pensar que está a ouvir a sua equipa, mas na verdade está apenas à procura das ideias com as quais concorda e com as quais não concorda. Uma grande parte do trabalho de um gestor passa por saber ser um bom ouvinte. Se alguém lhe disser que está com dificuldades em encontrar novos clientes, por exemplo, o seu trabalho não é dizer-lhe o que está a fazer mal, mas sim ouvir o que estão a dizer acerca do que sentem e o que já tentaram. Saber ouvir está diretamente correlacionado com o quão eficiente é como gestor.