Recursos Humanos

Resoluções 2021

Ideias para alinhar as diferentes dimensões em que nos movimentamos e começar bem o ano.

Iniciar um novo ano está invariavelmente relacionado com definir metas, tomar decisões adiadas e centrar prioridades. O recente estudo da Gallup destaca o bem-estar holístico ao qual devemos dar prioridade e define o alinhamento de cinco elementos essenciais:

  • Bem-estar profissional, definir metas diárias, semanais e mensais, fazíveis a curto prazo. São muitas vezes os objetivos de longo prazo, cuja concretização é de enorme exigência que fazem com que adiemos permanentemente a sua concretização, o que resulta na desmotivação pessoal, faz-nos recuar e “arrasa”. Descompliquemos e sejamos práticos!

 

  • Bem-estar social, desenvolver relações sociais e comunicarmos uns com os outros. O ser humano é social, não sobrevive isolado, o nosso olhar capta direções distintas, não fixa num único ponto. Que privilégio estar ao nosso alcance a oportunidade de alargarmos o nosso universo de relações uns com os outros e investirmos no seu desenvolvimento.

 

  • Bem-estar financeiro, o desafio é olhar para o orçamento familiar, avaliar e reavaliar e colocar a questão. Onde posso reduzir? Com isso poderei reduzir a ansiedade e pensar que com a poupança é possível realizar projetos adiados? Se a resposta é sim, então vamos a isso.

 

  • Bem-estar físico, cuidar da nossa própria saúde, o corpo é a “linha da frente” de cada um de nós, cabe-nos a responsabilidade de cuidar. Praticar exercício físico, saber ler os sinais que o corpo dá de que necessita de atenção e porque não começar o dia precisamente a conectar com o corpo? Dar espaço para que este se manifeste.

 

  • Bem-estar da comunidade, já ponderou a possibilidade de fazer ações de voluntariado? O voluntariado é uma oportunidade de contribuir ativamente para o bem-estar coletivo da comunidade, sentimo-nos parte, membros da “tribo” em que o bem comum ganha forma e o sentido de pertença acontece de forma positiva. É de facto estar ao serviço!

Artigo publicado em parceria com o blog RH Bizz.