Recursos Humanos

Um novo look e a vontade de regressar ao escritório

Agora que ensaiamos o regresso ao escritório, porque não arriscar novas combinações no look para ir trabalhar?
Será que a pandemia acabou de vez com o dress code formal no local de trabalho?

Durante imensos meses a trabalhar em home office, habituamo-nos a privilegiar sobretudo o conforto na forma como nos vestimos. Agora que ensaiamos o regresso ao escritório e assistimos a muitas mudanças nos modelos e formatos de trabalho, porque não arriscar novas combinações no look para ir trabalhar?

Fugir das rotinas, ousar vestir uma peça de roupa diferente e perceber se resulta connosco e se nos faz sentir bem, afinal a mudança também se faz sentir no vestuário!!! A moda vive a adaptabilidade e oferece alternativas mais confortáveis e descontraídas.

Independentemente da evolução da pandemia quando regressarmos ao escritório seremos pessoas diferentes do que eramos em março de 2020 e queremos assumir o lado melhor dessa mudança. Quando nos é permitida essa liberdade, a roupa que vestimos traduz quem somos e como nos sentimos.

Desde a década de 1960, quando surgiram as “casual Friday” que a vontade de trazer alguma informalidade para o local de trabalho começou a ganhar adeptos, muito influenciados pelas empresas de tecnologia que não olhavam para o formalismo da roupa como sinónimo de competência e profissionalismo.

Hoje a opção é muitas vezes mais funcional e menos formal. Nos últimos 18 meses aprendemos que ser profissional não implica fato e gravata, mesmo as empresas de setores mais tradicionais começam a arriscar alguma liberdade no estilo de cada colaborador.

Artigo publicado em parceria com o blog RH Bizz.