Quantcast
 

UE investe mais 18 milhões em Internet móvel hiper-rápida

É já a partir de 1 de Janeiro de 2010 que a UE vai investir 18 milhões de euros suplementares na investigação de apoio à 4.ª geração (4G) das redes móveis.

Este financiamento da investigação sobre tecnologia avançada de evolução a longo prazo (LTE) vai permitir que a Internet móvel tenha velocidades até 100 vezes superiores às das actuais redes da 3.ª geração.

“As tecnologias LTE vão transformar os telemóveis em potentes computadores móveis. Milhões de novos utilizadores obterão acesso à Internet móvel hiper-rápida nos seus aparelhos portáteis, onde quer que se encontrem, o que criará oportunidades extraordinárias e um âmbito vastíssimo de crescimento para a economia digital”, declarou Viviane Reding, comissária da UE para as comunicações e os meios de comunicação.

Em Julho, a Comissão Europeia decidiu reforçar o investimento na investigação da versão avançada da LTE. No próximo mês, vai ser dado início à negociação das questões de pormenor com os consórcios ligados ao projecto, incluindo o emblemático ARTIST4G, que se baseia nos resultados dos projectos WINNER e congrega empresas e investigadores 4G da Finlândia, de França, da Alemanha, de Itália, dos Países Baixos, da Polónia, de Espanha, da Suécia e do Reino Unido. Prevê-se que os novos projectos arranquem em Janeiro de 2010.

Este avanço vai possibilitar uma banda larga móvel mais rápida a um maior número de utilizadores e por preços inferiores. As velocidades da banda larga móvel podem atingir até 1 gigabit (mil megabits) por segundo, possibilitando serviços como televisão de alta qualidade ou vídeo on demand. A LTE poderá levar ainda a banda larga móvel a regiões menos povoadas e contribuir para a redução do “fosso digital” entre as zonas rurais e urbanas.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever