Quantcast
 

Universidades e Politécnicos reduzem custos de comunicações com VoIP

Universidades e Politécnicos reduzem custos de comunicações com VoIP

A ITCenter anunciou que o projecto de Voz sobre IP (VoIP) da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) implementado nas Universidades e Politécnicos Públicos do país, permitiu reduzir os custos anuais associados a comunicações em cerca de 20%.

O Projecto da FCCN, entidade que gere e desenvolve a rede nacional de comunicações de dados de alto débito no sistema científico e do ensino superior, foi implementado por uma joint venture de duas empresas do distrito de Aveiro, a ITCenter e a Wavecom.
A generalização do sistema VoIP permitiu, no primeiro semestre de 2010, reduzir a factura de quatro (primeiro semestre de 2009) para 3,3 milhões de euros. Segundo comunicado “estima-se que a redução possa atingir, até final do ano, cerca de 1,7 milhões de euros.
A voz sobre Internet (Voice over Internet Protocol – VoIP) é uma tecnologia que permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados, convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais, posteriormente enviados através de uma ligação à Internet sob a forma de pacotes com endereçamento IP.
O projecto resulta de um programa estratégico desenhado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da FCCN, em conjunto com as Universidades e Politécnicos e em colaboração com a ITCenter.

 

 

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever