Tecnologia

Adecco Portugal ‘contrata’ robot para fazer recrutamento

Adecco Portugal ‘contrata’ robot para fazer recrutamento

Chama-se Manuel e desde setembro apoia a Adecco Portugal nos processos de recrutamento. Falamos do primeiro projeto de Robotic Process Automation da companhia, que reporta um aumento de 10% na produtividade desde que passou a utilizar o ‘robot recrutador’.

De acordo com a empresa, este “é o primeiro assistente ao recrutador, com o objetivo de otimizar procedimentos, através de tarefas que se espera sejam realizadas com rigor e eficiência, e ‘libertar’ os colaboradores para tarefas que agregam mais valor à empresa.”

Vanda Santos, diretora da área de Serviço e Desenvolvimento da Adecco, “esta nova solução de automação veio preencher uma lacuna e uma função que não existia, mas que é fundamental nesta área. Ao realizar a automação de processos, complementa o trabalho da equipa de recrutamento e otimiza-o, ao levar a cabo tarefas morosas e repetitivas, de forma célere.”

Neste momento, este robot realiza tarefas de análise de Bases de Dados, interação com os candidatos e verificação e preenchimento automático de anúncios de emprego em websites da marca e externos.

“O Manuel tem a capacidade de analisar a informação das Bases de Dados de candidatos Adecco, preenchida pelos próprios, e avaliar aqueles que necessita contactar para obter mais informação, relevante para uma boa triagem e para garantir que todos os candidatos estão em idênticas condições no momento da seleção e candidatura a vagas específicas”, explica ainda a Adecco.